Procura de emprego – Meu Eu Brasileiro

Bem-vindo ao primeiro episódio de imersão peruano-brasileira. Hoje o Paulo vai nos ensinar como conseguir emprego no Brasil. (As correções estão entre parênteses).

[Secção 1: Apresentação do Programa]

Pablo: Bem-vindo! Neste programa existem dois personagens de dois mundos diferentes, Pablo do Perú e Paulo do Brasil, somos a mesma pessoa, mas uma parte interior minha queria aprender mais sobre o Brasil através de bate-papos, entrevistas e curiosidades, então criei ao Paulo, para ter conversas comigo mesmo e instruir-me sobre este imenso país.

[Secção 2: Introdução ao episódio]

Pablo: Olá eu sou Pablo Alejos Flores e hoje Paulo vai nos ensinar como conseguir um emprego no Brasil! Certo Paulo? Já pode sair para falar com a gente aqui sobre o tema de hoje.

Paulo: Oi gente! É um prazer estar aqui fora finalmente e, somente hoje, eu vou ser um experto no processo de recrutamento, já li, perguntei uns amigos que trabalham na área de recursos humanos, já assisti uns vídeos, e agora estou prontíssimo para dar umas dicas sobre como conseguir emprego nestes tempos tecnológicos, e especialmente agora que estamos em quarentena, tá?

Pablo: Legal! Eu amaria que você me ensine imediatamente tudo o que você aprendeu nestes dias, cara. O mundo inteiro mudou por acaso e as suas dicas seriam excelentes para esta ocasião.

Paulo: Não perdamos (percamos) mais tempo. Mãos à obra!

[Secção 3: Conversa sobre o tema do episódio]

Pablo: Então Paulo, a minha primeira dúvida é… como começar a procura de emprego, qual é o primeiro passo?

Paulo: Facílimo. Você tem que estar focado nos seus objetivos, não esteja com a cabeça nas nuvens, evite isso. E se não tem nenhum objetivo, tem que pensar seriamente nisso, e aí não posso ajudá-lo muito, isso é mais pessoal. Logo de reconhecer seus objetivos, vai dedicar a maior parte de seu dia a buscar seu emprego ideal, considere isso como um trabalho. Utilize as redes sociais como LinkedIn para conhecer ou contatar seus colegas, atualize seu currículo, faça pesquisa de vagas e lembre-se de INTERAGIR com outras pessoas, agora não pomos sair o dia todo, mas temos aparelhos mágicos, utilize seu telefone celular para se comunicar com colegas da área de interesse.

Pablo: Ótimo! Tudo claro até aqui. Eu tenho um trabalho temporário enquanto estou procurando emprego, acha que é uma boa ideia?

Paulo: Definitivamente é uma boa ideia se você pode-se organizar e fazer várias atividades ao mesmo tempo, é um jeito de manter-se ativo e distrair-se. Mas, se você não é assim, não aconselho isso, você terminaria fazendo tudo às pressas e ninguém quer isso, não é?

Pablo: Concordo totalmente com você, está certo. Você mencionou antes o currículo, gostaria de falar mais sobre esse assunto? Que coisas deveria colocar e quais deveria omitir?

Paulo: Claro! Eu estou armado até os dentes para falar disso. A qualidade mais importante de um currículo, e a mais fácil de perceber, é a estrutura, e com isso me refiro à quantidade de páginas que tem, a ordem da informação e se é chamativo ou não. Nestes tempos, você tem que ter mão-de-mestre para redatar (elaborar) um currículo perfeito. Lamentavelmente, existem muitas pessoas que só enviam um único currículo para todas as empresas, isso é um pouco chato e assim é muito provável que não seja lido de jeito nenhum!

Pablo: Tem certeza. Eu teria conseguido a vaga dos meus sonhos o ano passado, se não tivesse cometido esse erro.

Paulo: Não se preocupe, é bom saber que você não faz vista grossa de seus erros. Voltando ao tema… eu gostaria muito de falar o episódio todo sobre o currículo, mas é um tópico extenso demais. Então só vou mencionar que tipo de informação deveria colocar sempre. Tendo em consideração que o currículo deve ser, na medida do possível, de uma página, procure colocar sua idade, cuide muito de sua redação em português, coloque um idioma se realmente tem um nível intermédio ou superior, não é preciso colocar a pretensão salarial, e sempre escreva uma carta pessoal de um parágrafo, não mais, isso ajuda muito para apresentar as suas qualidades profissionais mais destacáveis em relação ao emprego que está solicitando, não coloque qualquer dado necessário nessa carta.

Pablo: Anotado! Agora, a etapa do processo de seleção, talvez, mais difícil, a entrevista de emprego, como deveríamos encarar esta situação?

Paulo: Eu diria que uma entrevista é, para algumas pessoas, como pisar em ovos, consideram-na como uma situação dificílima e delicada, na qual eles têm que ser cautelosos, mas não é necessariamente desse jeito. Para uma entrevista, todo mundo se prepara antecipadamente, para dar o primeiro passo nesta etapa tem que deixar de estar à toa na vida! Já falei disso, inclusive é o primeiro passo de todo este processo! Além disso, deve se estudar e analisar para assim exibir suas características, atributos ou qualidades profissionais ao recrutador na entrevista. Logo de determinar quem você é e que pode proporcionar, informe-se sobre a companhia na qual quer trabalhar, há candidatos que nem sabem o nome correto da empresa! Isso é incrível, não vai causar uma boa impressão se faz isso.

Pablo: Sério? Não sabem nem o nome?

Paulo: Não sabem nisso! É inacreditável, eu sei, talvez seja o nervosismo que também influía, mas, para evitar que isso aconteça eu aconselho preparar-se efetivamente. E eu acho que, com todas essas dicas, você já está pronto para conseguir um novo emprego e deixar de ser um joão-ninguém.

Pablo: Haha eu poderia conseguir emprego facilmente se eu não fosse um pé-frio.

Paulo: Haha não acredito, mas acho que é hora de voltar, meu trabalho aqui foi concluído.

Pablo: Foi um prazer contar com você neste episódio, obrigado e até. Bom, gente, por hoje é só. Até o próximo episódio!

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s